segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Anvisa suspende medicamentos com irregularidades

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou, nesta sexta-feira (12), a suspensão da distribuição, comércio e uso de lotes de medicamentos que apresentaram irregularidades em análises realizadas pelos laboratórios credenciados pela Agência.
Entre eles estão dois medicamentos fabricados pela empresa Hipolabor Farmacêutica, de Sabará (MG). O lote 0338/07 do medicamento Eritram 250mg/5ml (Estearato de Eritromicina), frasco de 60 ml (RE 3.258/08), está suspenso por apresentar resultado insatisfatório no ensaio de aspecto. A empresa fabricante deve fazer o recolhimento do lote.
Já os lotes 233507, 1549/07, 1924/07 e 1990/07 do medicamento Lapritec (Maleato de Enalapril) 20mg, comprimido, também fabricado pela empresa Hipolabor Farmacêutica (RE 3.264) estão interditados por 90 dias. Os lotes analisados apresentaram resultados insatisfatórios nos ensaios de rotulagem, variação de peso e teor de Maleato de Enalapril, entre outros.
A Agência também suspendeu a fabricação, distribuição, comércio e uso do lote 247001 do medicamento Verdazol (Albendazol 200mg), comprimidos, produzido pela empresa Pharlab Indústria Farmacêutica (RE 3.259/08), de Lagoa da Prata (MG). O lote foi reprovado no teste de dissolução do princípio ativo.
O lote nº 141087 do medicamento Ifosfamida 1G Genérico, fabricado pela empresa Glenmark Farmacêutica (RE 3.263/08), de São Bernardo do Campo (SP), também está suspenso. O produto apresentou desvio de qualidade (o medicamento não corresponde ao previsto na embalagem).
O produto Antiséptico Bucal com Flúor Sabor Citrus, marca Star White, 250ml, lote 17, fabricado por Higibetti Indústria e Comércio de Produtos Químicos (RE 3.265), de Cotia (SP), está interditado por 90 dias. O lote apresentou resultado insatisfatório nos ensaios de análise de rotulagem e determinação de pH.
Registro
A Anvisa suspendeu ainda produtos de três empresas, por não possuírem registro. O Lava Roupas Amazon H2O, fabricado por Rosatex Produtos Químicos (RE 3.261/08), de Guarulhos (SP); os produtos Vicdet – 1, Vicdesin e todos os produtos sujeitos à vigilância sanitária fabricados por Vicnor Indústria e Comércio (RE 3.262/08), do município de Juazeiro (BA).
Também estão suspensos os produtos Intensive, Super Intensive e Neutralizante, produzidos pela empresa Carre Cosméticos (RE 3.260/08), de Maringá (PR). Os produtos não possuem registro e a empresa não tem autorização de funcionamento.
ServiçoA suspensão de um ou de todos os lotes de determinado produto é definitiva e tem validade imediata, após divulgação da medida no Diário Oficial da União. O recolhimento (retirada do mercado) é responsabilidade do fabricante. O usuário que já tiver adquirido algum produto dos lotes suspensos (o número do lote é impresso na embalagem) deve interromper o uso imediatamente.A interdição de produtos é uma medida válida por 90 dias após a divulgação no Diário Oficial, período em que é realizada a contraprova do laudo de análise fiscal emitido por órgão-parte do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS). Durante esse prazo, os lotes interditados não podem ser comercializados nem consumidos. O número do lote é impresso na embalagem.Já o registro é a garantia de que o produto foi avaliado, com bases científicas, e atende às normas da vigilância sanitária. A liberação da Anvisa ocorre somente quando todas as exigências são cumpridas. A consulta ao registro de produtos pode ser feita no site da Agência, de acordo com a área do produto consultado.Denúncias sobre medicamentos, cosméticos e produtos para saúde sem registro sanitário podem ser feitas à Anvisa pelo endereço eletrônico ouvidoria@anvisa.gov.br. Informações: Ascom/Assessoria de Imprensa da Anvisa

Nenhum comentário:

Arquivo do blog