quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Brasil é o terceiro consumidor do mundo de anfetaminas

O Brasil é o terceiro maior consumidor de drogas sintéticas no mundo, principalmente anfetaminas, segundo relatório publicado ontem pelo Escritório das Nações Unidas contra Drogas e Crimes. Estas substâncias funcionam como inibidores de apetite e podem causar sérios danos à saúde. De acordo com o órgão da ONU, a Argentina ocupa o primeiro lugar, seguida pelos Estados Unidos - informa O Globo.

Na América Latina, a prescrição de anfetaminas nos períodos de 2000 a 2002 e 2004 a 2006, o consumo de estimulantes passou de sete doses diárias por mil habitantes para 11 doses diárias, um aumento de 57%.
No Brasil, o índice é de 10 doses diárias. No mundo, a produção anual é de 500 toneladas e fomenta um negócio de US$ 65 milhões.
Apesar do abuso dessas substâncias no Brasil, o presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, Ruy Lyra da Silva Filho, diz que a tendência é a queda do consumo, a partir de resolução da Anvisa de janeiro deste ano que proíbe o uso de mais de um estimulante ou fármaco na mesma fórmula e a prescrição de mais uma caixa por mês. Fonte: Guia da Farmácia

Nenhum comentário:

Arquivo do blog