segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Agência determina suspensão de produtos

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou, nesta sexta-feira (27), no Diário Oficial da União, sete medidas suspensivas de produtos em situação irregular. As suspensões são validas para todo o país. Confira abaixo a tabela.

· Interdição Cautelar
(RE 3.995/2010)
Lote nº. 0790063 (Fab. 02/2010 e Val. 02/2012) do medicamento ALBENDAZOL SUSPENSÃO ORAL 40 MG/ML GENÉRICO
Laboratório Teuto Brasileiro(GO)
O lote apresentou resultado insatisfatório na contagem total de de Bactérias Aeróbias
· Suspensão da fabricação, distribuição, comércio e uso
(RE 3.996/2010)
Fumasil Comprimidos
Sidefal (SP)
O produto não possui registro
· Suspensão da fabricação, distribuição, comércio e uso
(RE 3.997/2010)
Raticida Imbatível
Insetimax (SP)
O produto não possui registro
· Suspensão da fabricação, distribuição, comércio e uso
(RE 3.998/2010)
Pedicure for Men – Meias Antissépticas / NK Cosméticos;/ Double – Luvas e Meias Anti-sépticas; Manicure for Men – Luvas Antissépticas/ NK Unhas Inteligentes
Natu Capilar Envasadora (PR)
Os produtos não possuem registro
· Suspensão da fabricação, distribuição, comércio e uso
(RE 4.000/2010)
Lote nº 01722A (Fab. 01/12/2007, Val. 01/12/2011) do medicamento CARBOLIM 300 mg
Arrow (RJ)
O lote do medicamento apresentou desvio de qualidade
· Interdição Cautelar
(RE 4.001/2010)
Lote 08064231 do medicamento FENITAL 50 mg/mL (Fenitoína Sódica 5%), Solução Injetável
Cristália Produtos Químicos (SP)
O lote do medicamento apresentou resultado insatisfatório nos ensaios de determinação de PH e rotulagem
· Suspensão da distribuição, comércio e uso
(RE 4.002/2010)
Lotes 09A529, 09E820, 08K584 e 08K508 do medicamento PRATIPRAZOL (Omeprazol).
Prati Donaduzzi (PR)
Apresentou resultado insatisfatório no ensaio de dissolução

Fonte: Anvisa

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Anvisa veta publicidade de pulseira da moda, vendida com apelo de melhorar equilíbrio

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária vai suspender hoje a publicidade das pulseiras bioquânticas, vendidas com o apelo de melhorar o equilíbrio e ativar a circulação sanguínea.
Esses braceletes, que prometem "estabilizar a energia do corpo", começaram a ser usados por atletas. Celebridades foram fotografadas com as tiras de silicone adornadas por um holograma.
A pulseira original, americana, tem a marca Power Balance. A genérica brasileira é da marca Life Extreme.
Tanto uma quanto outra estão sendo investigadas e deverão ser processadas por publicidade irregular, segundo Ana Paula Massera, gerente de fiscalização de propaganda da Anvisa.
A agência entrou em contato com os sites das pulseiras depois que a reportagem da Folha procurou o órgão, para checar se havia registro desses produtos, vendidos livremente pela internet e em grandes lojas de esportes.
A Anvisa informou que pode proibir o comércio das pulseiras no país.
Luiz Fernandes, um dos fabricantes da pulseira brasileira, disse que ela não precisa de registro no órgão porque "não se absorve ela [a pulseira] diretamente".
Já o revendedor da Power Balance no Brasil não foi localizado. A reportagem procurou os responsáveis nos EUA, mas o assessor, Adam Selwyn, informou que eles estavam viajando e não poderiam ser entrevistados.
"CHARLATANISMO"
A Power Balance propaga em seu site que o uso da pulseira aumenta a concentração e a força física porque contém um holograma que "otimiza a fluência energética natural do corpo".
O site da pulseira brasileira, vendida na internet a R$ 159, dá explicação similar.
Vanderli de Assis, que afirma ter criado o modelo brasileiro e se apresenta como professor de física da Universidade Federal de Minas Gerais (não há registro dele na universidade), diz que o holograma, formado por camadas de magnésio, alumínio, ferro e silício, "emite uma frequência que gera estabilidade no campo eletromagnético do ser humano".
Assim, o corpo não seria afetado por frequências externas como ondas de equipamentos eletrônicos, daí o maior equilíbrio do usuário.
Para Marcos Duarte, professor de biodinâmica da Faculdade de Educação Física da USP, as explicações são "charlatanismo quântico".
"A ideia de que um holograma possa interagir com as frequências do corpo e trazer benefício ao equilíbrio é puramente falsa", diz.
Cláudio Furukawa, do Instituto de Física da USP, reforça: "Não há explicação cientifica para isso. Holograma não emite onda".

Fonte: Folha de SP

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Agência suspende produtos irregulares

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária publicou, na última sexta-feira (20), a suspensão de produtos irregulares de cinco empresas. As medidas foram publicadas no Diário Oficial da União e são válidas em todo o país.
Confira a tabela:



(RE 3.866/2010) Lote 1157/08 do medicamento “Valerinati” (Valeriana Oficcialis)
Pharmascience (MG)
Resultado insatisfatório nos ensaios de aspecto e teor de Ácido Valerênico
Suspensão da fabricação, distribuição, comércio e uso

(RE 3.868/2010) Emagril e Nurtiforte
C. J. S de Macedo Cosméticos (CE)
A empresa não possui autorização de funcionamento na Anvisa
Suspensão da fabricação, distribuição, comércio e uso

(RE 3.869/2010) Aromatizante Ambiental Klyn
Barros & Almeida (BA)
A empresa não possui autorização de funcionamento na Anvisa
Suspensão da fabricação, distribuição, comércio e uso

(RE 3.871/2010) Lote74CH2513 de Cloreto de Sódio 09% Sol. Injetável
Fabricação em 08/2009 com validade em 07/2011
Preseniu Kabi Brasil (CE)
Resultado insatisfatório no ensaio de aspecto
Suspensão da fabricação, distribuição, comércio e uso

(RE 3.872/2010) Medicamento Depakote 250mg 20cpr Lote 79292QA, Depakote 250mg 30cpr Lotes 79323QA e 79377QA, Depakote 500mg 20cpr Lote 77087QA, Depakote 500mg 30cpr Lotes 79310QA e 79311QA

Abbott Laboratórios do Brasil (SP)
Os lotes do medicamento apresentaram desvio de qualidade

Imprensa/Anvisa

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Teuto expõe sua expansão comercial na Expo Pharma 2010

O laboratório Teuto participa da Expo Pharma 2010 pela terceira vez consecutiva e traz para esta edição as melhores expectativas. Segundo o gerente de Trademarketing, Ítalo Melo, a empresa está numa fase muito especial no mercado farmacêutico, e irá compartilhar essa motivação e entusiasmo com os participantes da feira. “Estamos vivendo um momento de forte expansão comercial e com vários lançamentos de produtos genéricos, genéricos de marca e lançando linhas de nichos de mercado, como a Linha Teuto Nutrition que já estreia no mercado com 24 produtos e 36 apresentações”, completa.
Ítalo Melo faz também uma radiografia do mercado farmacêutico que, segundo ele é muito dinâmico e está em constante mutação. Ele acredita que essas características favoreçam muito as oportunidade para os players se destacarem, por isso, a importância de estar aberto às mudanças para se adaptar às novas demandas e se antecipar à concorrência.
“O Teuto tem consciência disso e vai continuar sua trajetória de sucesso, escrevendo a história da indústria farmacêutica nacional. Por isso, participamos de feiras não só para geração de negócios, mas para o relacionamento com os clientes e também para obter um ‘feedback’ do mercado sobre as ações comerciais e de marketing que estão sendo feitas pela empresa”, diz o gerente que aprovou a setorização da planta da Expo Pharma 2010, que considerou uma ideia muito inteligente e pertinente com o evento.

Conheça outros expositores que marcarão presença na Expo Pharma 2010

Várias empresas já se preparam para oferecer o seu melhor em produtos, condições e atendimento durante a Expo Pharma. Conheça alguns deles: ANFARMAG, AS Medical, Boehringer Ingelheim, Biotropic Cosmética, Rede CityFarma, Dr. Orgânico, Drogaria Exata, Extramed, Facebela, Fing'rs, Jomargil, Laboratório Boiron, Lunamed, Mais Conforto, Maxcenter, Medley, Millenium Comercial, Navario, NS Inaladores, Rede Ofertão, RCA Sistemas, Red Apple, União Química e Viva Mais.

Agenda do evento
Expo Pharma 2010
De 18 a 20 de agosto, de 14h às 22h - Riocentro - Rio de Janeiro
Organização: Open Brasil Promoções e Eventos
www.expopharma.com.br

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

NS Aparelhos Médicos aproveita aquecimento do mercado para gerar bons negócios na Expo Pharma 2010

A Expo Pharma 2010, de 18 a 20 de agosto no Pavilhão 4 do Riocentro, receberá em sua área de exposição algumas das melhores empresas do mercado, entre elas a NS Aparelhos Médicos, que participa pela terceira vez do evento. “Nossa expectativa é de realizar bons negócios, estreitar relacionamento e ampliar nossa participação em nível nacional”, anuncia Maurício Parizi, gerente comercial da empresa.
A NS Aparelhos Médicos também aproveitará a feira para trazer ao varejo fluminense três novos produtos: o Aroma Difusor (aromatizador de ambientes), Humid Air Petit (umidificador e aromatizador de ambientes) e a linha higienizadores de escova dental Steriline.
Os lançamentos são portáteis e funcionais e além de ampliarem o mix de produtos da marca, que é líder no segmento de inaladores para uso doméstico, representam novas opções para o novo consumidor, mais preocupado com a saúde.

Conheça outros expositores que marcarão presença na Expo Pharma 2010

Várias empresas já se preparam para oferecer o seu melhor em produtos, condições e atendimento durante a Expo Pharma. Conheça alguns deles: ANFARMAG, AS Medical, Boehringer Ingelheim, Biotropic Cosmética, Rede CityFarma, Dr. Orgânico, Drogaria Exata, Extramed, Facebela, Fing'rs, Jomargil, Laboratório Boiron, Laboratório Teuto, Lunamed, Mais Conforto, Maxcenter, Medley, Millenium Comercial, Navario, Rede Ofertão, RCA Sistemas, Red Apple, União Química e Viva Mais.

PALESTRAS GRATUITAS E DOAÇÃO DE MEDULA NA EXPO PHARMA 2010

Durante a Expo Pharma 2010, em agosto, no Riocentro, os negócios e o relacionamento entre indústria, atacado e varejo farmacêutico dividirão espaço com muita informação e uma importante ação social: a doação de medula óssea.
Além das palestras da 2ª Jornada com Ênfase no Varejo Farmacêutico, que acontecem de 18 a 20 de agosto, das 9h às 14h, os visitantes poderão participar também das palestras gratuitas oferecidas pelo Sebrae-RJ e que prometem muita informação para ajudar os empresários do setor farma a gerenciarem melhor seus negócios. Abaixo a programação:
18/08 - quarta-feira
15h – “De olho nas finanças: se preparando para o crédito” – Plínio Marcos
17h – “Atendimento: um fator de competitividade” – Claudia Herling

19/08 – quinta-feira
15h – “Como alavancar vendas no varejo” – Paulo Guerra
17h – “Como a pequena empresa pode lucrar com a inovação?” - Sérgio Dias

20/08 – sexta-feira
15h – “Como economizar energia em sua empresa” – Márcio Américo
17h – “De olho nas finanças: se preparando para o crédito” – Plínio Marcos


Farmácia é saúde e doar é vida
A lista de pacientes em busca de um doador de medula chega a 1,2 mil. Em geral, 70% deles não encontram um doador compatível na família e precisam recorrer ao cadastro do Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome). O transplante de medula óssea possibilita uma chance de tratamento para até 70 doenças graves e diferentes.
“Estamos abrindo caminho para uma nova farmácia, totalmente voltada para a saúde do cidadão. Somos uma feira de negócios, mas tanto nossos expositores quanto público estão atentos a esta necessidade e por isso, decidimos contribuir com este espaço tão importante para o trabalho do Hemorio”, explica Fátima Facuri, organizadora da feira.
O Hemorio ocupará no dia 20 de agosto, das 14h às 21h, um estande de 100 m2 no salão de exposição. Uma equipe estará captando sangue da medula para cadastro no Redome e também informando ao público sobre a importância de salvar vidas através deste ato tão simples, mas de tão grande alcance.
A quinta edição da Expo Pharma acontecerá de 18 a 20 de agosto no Pavilhão 4 do Riocentro e deverá superar em 30% o volume de negócios e atingir um público formado por empresários, compradores, gestores e farmacêuticos, em torno de 12 mil visitantes.


Agenda do evento
Expo Pharma 2010
De 18 a 20 de agosto, de 14h às 22h
Riocentro - Rio de Janeiro
Organização: Open Brasil Promoções e Eventos
www.expopharma.com.br

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Determinada suspensão do comércio de produtos irregulares

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária(Anvisa) publicou, nesta segunda-feira (9), três medidas suspensivas no Diário Oficial da União. Entre elas a suspensão da importação do medicamento Onicit, produzido nos Estados Unidos. As medidas valem para todo o país.
Importação
O produto Onicit teve sua importação suspensa pela Agência. Durante inspeção realizada em abril, foram encontradas irregularidades na fábrica da empresa OSO Biopharmaceuticals Manufacturing, nos Estados Unidos. No Brasil, o produto é importado pela Schreing-Plough, com sede em São Paulo.
Situação IrregularA Agência suspendeu, também, a distribuição, comércio e uso do lote 0634/09 do medicamento Valeriana Officinalis. Fabricado pelo laboratório Pharmascience, em Minas Gerais, o produto apresentou resultado insatisfatório nos testes de aspecto e cor.
Foram suspensas, ainda, a fabricação, distribuição, comércio e uso do produto Dorfim e de qualquer outro produto da empresa Verde Vida Ervas, também com sede em Minas Gerais, por não possuírem registro na Anvisa. O Dorfim estava sendo vendido ilegalmente em Santa Catarina.
O que é a Suspensão?A suspensão de um ou de todos os lotes de determinado produto é definitiva e tem validade imediata, após a divulgação da medida no Diário Oficial. O recolhimento (retirada do mercado) é de responsabilidade do fabricante.O usuário que já tiver adquirido algum produto dos lotes suspensos (o número do lote é impresso na embalagem) deve interromper o uso. No caso de tratamentos que não podem ser interrompidos, o usuário deve procurar o médico para receber orientações

Fonte: Anvisa

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Anvisa determina interdição de sabonete e suspensão de laxante

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou, nesta quarta-feira (4), no Diário Oficial da União, a interdição cautelar de uma marca de sabonete e a suspensão da comercialização de um medicamento laxante. As medidas valem para todo o país.
O lote de número 240 do sabonete líquido neutro da marca Clara Lux, produzido pela empresa Biolux, com sede no Paraná, apresentou desvio de qualidade e teve interdição cautelar determinada pela Anvisa (RE 3.628/2010).
A Agência suspendeu, também, o comércio, distribuição e fabricação do medicamento Lasene, fabricado pela empresa Cimed, de Minas Gerais (RE 3.630/2010). O produto apresentou teor da substância Senosídeo B abaixo do estabelecido pelas normas da Anvisa. A substância é o principio ativo do medicamento, que é um laxante.
InterdiçãoA interdição de produtos é uma medida válida por 90 dias após a divulgação no Diário Oficial, período em que é realizada a contraprova do laudo de análise fiscal emitido por órgão-parte do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS). Durante esse prazo, os lotes interditados não podem ser comercializados nem consumidos.O número do lote é impresso na embalagem. O usuário que já tiver adquirido algum produto dos lotes interditados deve interromper o uso e, em caso de dúvidas, entrar em contato com o serviço de atendimento ao consumidor do fabricante. SuspensãoA suspensão de um ou de todos os lotes de determinado produto é definitiva e tem validade imediata, após a divulgação da medida no Diário Oficial. O recolhimento (retirada do mercado) é de responsabilidade do fabricante.
O usuário que já tiver adquirido algum produto dos lotes suspensos (o número do lote é impresso na embalagem) deve interromper o uso. No caso de tratamentos que não podem ser interrompidos, o usuário deve procurar o médico para receber orientações.

Fonte: Anvisa

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Senado aprova nova regra para comércio de anfetaminas

Brasília - O Senado decidiu hoje endurecer as regras para a produção, importação, comercialização e prescrição de anfetaminas no País. A substância é utilizada em coquetéis para emagrecimento. Pelo projeto aprovado, a importação e exportação da substância dependerá de autorização a ser expedida por órgão sanitário competente.O projeto aprovado proíbe ainda que médicos prescrevam a anfetamina junto com outras drogas do grupo como benzodiazepínicos, diuréticos, hormônios, extratos hormonais e laxantes com finalidade de tratamento da obesidade ou emagrecimento. A notificação de receita, estabelece o texto aprovado pelo Senado, terá de ser feita apenas por profissionais cadastrados e de forma personalizada e intransferível. A receita ficará retida pelo estabelecimento que comercializar o produto.O texto aprovado é um substitutivo apresentado pela relatora da matéria, a senadora Rosalba Ciarlini (DEM-RN). A proposta original, do senador Marcelo Crivella (PRB-RJ), era ainda mais dura e pretendia banir o uso da anfetamina no Brasil.Para apenas endurecer o uso, ao invés de proibir, Rosalba, que é médica, argumentou que existem indicações para o uso dessa droga, em especial no tratamento do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, da narcolepsia e da própria obesidade. A proposta segue agora para a Comissão de Assuntos Sociais (CAS), onde terá caráter terminativo. Após isso, o texto deve seguir diretamente para votação na Câmara.

Fonte: Agência Senado

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Produtos de empresa com condição sanitária inadequada não podem ser vendidos

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) lançou, nesta sexta-feira (30), no Diário Oficial da União, a suspensão da distribuição e comercialização de todos os produtos da empresa Indústria Góis & Barreto, com sede em Sergipe (RE 3.509/2010). A medida é válida para todo o país.Em inspeção sanitária realizada no mês de julho, foi constatado que os produtos estavam sendo fabricados em condições higiênicos-sanitárias irregulares.O que é a suspensão?A suspensão de um ou de todos os lotes de determinado produto é definitiva e tem validade imediata, após a divulgação da medida no Diário Oficial.O recolhimento (retirada do mercado) é de responsabilidade do fabricante.O usuário que já tiver adquirido algum produto dos lotes suspensos (o número do lote é impresso na embalagem) deve interromper o uso. No caso de tratamentos que não podem ser interrompidos, o usuário deve procurar o médico para receber orientações.

Fonte: Anvisa