sexta-feira, 26 de novembro de 2010

AGÊNCIA SUSPENDE O USO DE PRODUTOS IRREGULARES

A Anvisa publicou, nesta quinta-feira (25/11), no Diário Oficial da União (DOU), a interdição cautelar e a suspensão da distribuição, fabricação e uso de produtos sem registro e em situação irregular.
A interdição cautelar vale pelo período de 90 dias após a data de publicação no DOU. Durante esse tempo o produto interditado não deve ser consumido, nem comercializado. Já a suspensão é definitiva e tem validade imediata após divulgação da medida no Diário Oficial. As pessoas que já tiverem adquirido algum produto dos lotes suspensos devem interromper o uso.
Confira os produtos suspensos e interditados abaixo:
Suspensão RE No- 5.373 - Todos os cosméticos fabricados pela empresa MILTON ZANONI & ZANONI LTDA. Não possui autorização de funcionamento para referida atividade e seus produtos não possuem registro na Anvisa.

Fonte: Anvisa

LABORATÓRIO ABBOTT SUSPENDE PRODUÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO DE REDUCTIL

O laboratório Abbott decidiu suspender, voluntariamente, a produção e a venda do Reductil (monoidrato de sibutramina), uma das drogas mais vendidas do país para perder peso. Outras empresas seguem usando a substância, liberada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), apesar de já ter sido vetada nos EUA e na Europa. Em março deste ano, a Anvisa restringiu as regras para a compra do medicamento, tornando-o uma droga anorexígena (que atua no sistema nervoso central). Agora, é preciso usar a receita azul, numerada e emitida pela Vigilância Sanitária de cada região - antes, bastava a branca. O remédio passou a ter tarja preta. Por causa disso, as vendas caíram 60% no primeiro semestre.
Em nota, a farmacêutica Abbott disse que a decisão de retirar o medicamento do mercado teve como base a revisão dos dados de um estudo (Scout) que acompanhou 10 mil pacientes, com 55 anos ou mais. O estudo mostrou que o remédio traz maior risco cardíaco a pessoas propensas.
Segundo a Abbott, a maioria dos pesquisados tinha histórico de doença cardiovascular e era inelegível a usar sibutramina de acordo com as indicações da bula. A empresa diz que pacientes que queiram interromper o tratamento com Reductil podem fazê-lo a qualquer momento, mas recomenda que procurem seus médicos para discutir alternativas para a perda de peso.
A maioria dos endocrinologistas brasileiros é contra a retirada da substância do mercado, por julgá-la segura. É o caso da médica Rosana Radominski, presidente da Abeso (associação para estudo da obesidade). "A sibutramina é uma medicação de custo acessível, segura quando bem indicada e eficaz na redução do peso, o que acarreta melhora significativa das complicações ligadas ao aumento de peso", diz. Para ela, foi um erro a generalização dos resultados clínicos de um único estudo "de desenho, no mínimo, equivocado". "Os achados do estudo não podem ser extrapolados para toda a população com excesso de peso", acrescenta.

Fonte: Folha Online

SANOFI-AVENTIS LANÇA PORTAL COM DICAS E INFORMAÇÕES SOBRE O DIABETES

A Federação Internacional de Diabetes estima que, em 2030, cerca de 500 milhões de pessoas no mundo poderão ter diabetes. Diante deste cenário, o acesso à informação é fundamental para prevenir a doença.
Com o intuito de colaborar com esse processo, a Sanofi-aventis Brasil lançou, no dia 12 de novembro, o website da Campanha Mundial "Juntos Fazemos Mais".
O objetivo do espaço é levar informações à população sobre hábitos saudáveis para prevenir o diabetes, explicar quais são os fatores de risco e as conseqüências do problema. O endereço do portal é www.juntosfazemosmais.com.br

Fonte: Guia da Farmácia Online

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Anvisa suspende uso de medicamentos irregulares

A Anvisa publicou, nesta sexta-feira (12/11), no Diário Oficial da União, a interdição cautelar e a suspensão da distribuição, fabricação, comércio e uso de alguns medicamentos irregulares no país.
A interdição cautelar é válida pelo período de 90 dias após a data de publicação. Durante esse tempo, o produto interditado não deve ser consumido e nem comercializado. Já a suspensão é definitiva e tem validade imediata após divulgação da medida no Diário Oficial. As pessoas que já tiverem adquirido algum produto dos lotes suspensos devem interromper o uso.
Confira os nomes dos medicamentos:
• Suspensão RE No- 5.140 - POMADA BLUMEN, ACEROGRIPE C comprimido efervescente, NAZÓBIO solução nasal, TINDAL CREME, PERFER drágeas, solução oral e xarope, CALMAPELE Loção.
• Suspensão RE No- 5.142 - Lote CA 00140, do medicamento HORMOTROP (Somatropina) na concentração 12UI.
• Suspensão RE No- 5.143 - TAMOXIN 20mg (Citrato de Tamoxifeno), comprimido revestido e CITRATO DE TAMOXIFENO - genérico 20mg, comprimido revestido. (Exceção dos lotes 143378 e 146561, que não foram suspensos)
• Suspensão - RE No- 5.145 - BICARBONATO DE SÓDIO PARA PROFILAXIA E JATEAMENTO DENTAL e de quaisquer outros produtos para a saúde (correlatos).
• Interdição cautelar RE No- 5.146 - Lote 3625 do produto para saúde SERINGA DESCARTÁVEL 20mL BICO LOCK.
• RE No- 5.147 – Lote 09WC348B referente ao medicamento HENETIX 300 mg/mL SOL INJ CT FA VD INC X 50 mL.

Fonte: Anvisa

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

DIA NACIONAL DO FARMACÊUTICO

O senado aprovou nesta quarta-feira, dia 3 de novembro, o projeto de lei (PLC 145/08) que institui 20 de janeiro como o Dia Nacional do Farmacêutico. A proposta é de autoria das deputadas federais Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) e Alice Portugal (PCdoB-BA) e vai agora à sanção presidencial. Segundo informações da Agência Senado, a data escolhida deve-se à criação neste dia, em 1916, da Associação Brasileira de Farmacêuticos.


Fonte: Guia da Farmácia

AGÊNCIA PRETENDE COIBIR POSSÍVEL AUMENTO NO PREÇO DOS ANTIBIÓTICOS

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária vai coibir o aumento no preço de antibióticos após o início da exigência da receita médica. A partir de 29 de novembro, o consumidor terá de informar o nome, número da Carteira de Identidade, endereço e telefone.
A prescrição terá validade de 10 dias: uma via (carimbada) ficará com o paciente e a outra será recolhida pelo estabelecimento comercial. A indústria terá seis meses para pôr na embalagem e na bula do medicamento a frase “Só pode ser vendido com retenção da receita".
Os donos de farmácia alegam que, com as novas normas, os preços dos antibióticos podem chegar a subir. "Será difícil negociar descontos com os fornecedores", diz o presidente da Federação Brasileira das Redes Associativistas de Farmácias (Febrafar), Edison Tamascia. “É possível que haja uma diminuição da condição comercial, porque a própria indústria vai gastar um dinheiro maior para gerar a demanda desse medicamento; creio que a gente vai perder essa condição e vai deixar de ter a possibilidade de repassar o desconto para o consumidor”.
O vice-presidente do sindicato paulista da indústria de produtos farmacêuticos, Nelson Mussolini, descarta reajustes nas tabelas. “A concorrência - que é o que estimula o desconto dentro da farmácia - continuará; a gente não antevê o impacto do preço do produto em razão de uma medida de controle sanitário da venda de medicamento pela Anvisa”.A Anvisa promete recorrer à Justiça para impedir eventuais abusos nos preços, diz o diretor presidente da Agência, Dirceu Raposo de Mello. “O preço dos medicamentos não vai aumentar, e se houver um aumento linear de 15%, por exemplo, nós podemos acionar o Ministério Público para ver se está havendo algum conluio entre empresas no sentido de garantir lucros que desrespeitam as leis do mercado”.
A farmácia que deixar de exigir a receita para antibióticos a partir do dia 29 de Novembro pode ser multada em até R$ 1,2 milhão, ou até mesmo ser fechada.

Fonte: Primeira Hora - Rádio Bandeirantes