quarta-feira, 17 de junho de 2009

Proposta quer impedir venda de antibióticos sem receita

Preocupada com o uso indiscriminado de antibióticos, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) estuda uma proposta para impedir a venda desses remédios sem receita. Pela legislação, há pelo menos 36 anos esses medicamentos deveriam sair das prateleiras das farmácias apenas sob prescrição médica.
Consumidores ouvidos pelo Jornal Hoje, no entanto, admitiram fazer uso dos medicamentos sem recomendação médica. Um dos entrevistados disse ter usado um antibiótico para curar uma forte dor de garganta. Segundo ele, o próprio farmacêutico fez a recomendação do medicamento no balcão da Farmácia, o que revela a facilidade com que esse remédio pode ser adquirido atualmente.
A Anvisa reconhece que o controle sobre a venda de antibióticos é falha. A agência está discutindo como fazer para acompanhar em tempo real a compra desses produtos. A retenção da receita e a identificação do comprador e do prescritor do documento é uma das saídas em estudo.
O clínico geral Acyr Magalhães explica que o uso indevido de antibióticos pode causar efeitos colaterais. “Pode atacar os rins, o fígado, uma gastrite, uma diarréia, isso tudo aparece no antibiótico mais forte”, adverte Magalhães.Fonte: G1

Nenhum comentário:

Arquivo do blog