terça-feira, 4 de agosto de 2009

Temporão reafirma que não vai liberar Tamiflu para farmácias

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, afirmou nesta segunda-feira no Rio de Janeiro que o governo vai manter a posição de não liberar a venda de Tamiflu em farmácias. Segundo o ministro, a medida seria uma irresponsabilidade. O medicamento é indicado para combater casos de gripe suína.
"Eu sustento a posição do governo de que se fosse liberada a venda nas farmácias teremos alto consumo, consumo desnecessário e seria ruim, e uma irresponsabilidade", disse o ministro.
Temporão garantiu que o estoque de Tamiflu é totalmente adequado às necessidades de atendimento e enfatizou que, no caso das escolas, crianças e professores só devem permanecer em casa se apresentarem sintomas da doença.
O secretário estadual da Saúde, Sérgio Côrtes, afirmou que o governo está estudando com auxílio de especialistas qual é a melhor maneira de lidar com pacientes grávidas. "Ninguém sabe ainda porque o sistema imunológico das grávidas está mais frágil que os demais mortos", disse o secretário.
"O Tamiflu não resolve todos os problemas da gripe suína, não há comprovação científica que o uso de Tamiflu reduz os óbitos. O que eu acho é que, como nas grávidas está acontecendo essa situação, estamos recomendando uso de antiviral, apesar dos efeitos colaterais que ainda não conhecemos", disse.
O ministro da Saúde informou ainda que, embora cause menos mortes do que a gripe comum, a gripe suína representa 60% dos casos de gripe no País. Segundo Temporão, nos próximos dias há uma tendência "natural" do aumento do número de casos. "O vírus está se disseminado", disse. Mas ele garantiu que o sistema público de de saúde está bem preparado, inclusive com estoque adequado de medicamento.
Com informações da Agência Brasil

Nenhum comentário: