quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Aumenta número de mortes por uso de remédios, entre eles novo medicamento contra o fumo

O número de mortes e de sérios problemas de saúde causados por medicamentos registrado pelo governo americano bateu recorde nos primeiros três meses deste ano, de acordo com relatório de um grupo independente de vigilância sanitária. Segundo o Institute for Safe Medicaments Practices (ISMP), o FDA, órgão que controla drogas e medicamentos nos Estados Unidos, recebeu quase 21 mil relatos de graves reações a drogas, incluindo mais de 4.800 mortes.
Dois medicamentos aparecem com destaque nos relatórios do ISMP. Uma delas é a heparina contaminada fabricada na China (a droga é obtida da mucosa intestinal de porcos), que causou um escândalo internacional. O outro é o remédio Chantix (no Brasil Champix, da Pfizer), indicado para tratar o tabagismo. (Opine: Já usou a vareniclina para tentar parar de fumar? )
O Chantix (vareniclina) simula a ação da nicotina no cérebro, suprindo a falta dessa substância, e já foi associado a pensamentos suicidas e sonhos intensos. O governo dos Estados Unidos proibiu seu uso por pilotos. A Pfizer se defende dizendo que o grande número de queixas contra o Chantix pode estar relacionado à publicidade sobre os efeitos colaterais da droga.
Substância poderia causar perda de consciência
Mas o ISMP informa que foram registrados 1.001 incidentes graves envolvendo o Chantix no primeiro trimestre deste ano. Pelo menos 15 eventos estavam relacionados a acidentes de trânsito e 52 casos podem estar associados a perda de consciência.
- Um dos mais importantes instrumentos de promoção da saúde são os relatórios regulares - diz Thomas J. Moore, cientista sênior do ISMP. Conhecer quais drogas estão causando danos e como as pessoas estão sendo afetadas é a matéria-prima para criar medidas de segurança.
Analistas do FDA definem efeitos adversos graves quando a droga leva à internação, exige intervenção médica ou coloca a vida em perigo. O ISMP faz o monitoramento com base em relatos voluntários de médicos e diz que tem acesso apenas a uma pequena fração de todos os problemas no mundo. Foram notificados 20.745 casos de janeiro a março, com 4.824 óbitos, um aumento de 3% em relação ao último trimestre de 2007. Fonte: O Globo

Nenhum comentário:

Arquivo do blog