quinta-feira, 20 de março de 2008
Cresce em 20,1% a venda de genéricos
As vendas de genéricos somaram 233 milhões de unidades e cresceram 20,1% em 2007, na comparação com o ano anterior, segundo a Associação Brasileira das Indústrias de Medicamentos Genéricos (Pró Genéricos), levando em conta os dados do IMS Health, instituto que audita o mercado farmacêutico.A participação de genéricos no mercado avançou de 14,2% em 2006 para 15,8% no ano passado. Segundo Odnir Finotti, vice-presidente da Pró Genéricos, a meta dos fabricantes é chegar a 2009 com 20% do mercado brasileiro de medicamentos. “A experiência dos genéricos em outros países, sobretudo nos EUA e Europa, demonstra que essa categoria de medicamentos tem fôlego para crescer no Brasil”, afirma Finotti. O expressivo avanço do mercado de medicamentos genéricos, diz ele, se dá por várias razões, entre elas o crescimento da massa salarial e do rendimento médio das famílias.“Com mais recursos disponíveis, o mercado cresce”, observa. Outro fator apontado pelo executivo é o aumento da confiança por parte de médicos e consumidores na qualidade desses produtos, que custam, em média, 45% a menos que os medicamentos de referência. Para este ano, a entidade projeta que o desempenho dos genéricos seja favorecido com a entrada de novos produtos, como os anticoncepcionais. “Nossa participação de mercado sofre impacto direto do lançamento de produtos", explica Finotti. A Pró Genéricos projeta crescimento de 20% ao longo do ano.Os genéricos são cópias de medicamentos inovadores cujas patentes já expiraram. No Brasil, a regulamentação desse tipo de medicamento foi feita em 1999, com a Lei 9.787. Os genéricos só podem chegar ao consumidor depois de passar por testes de equivalência farmacêutica e bioequivalência. Estes últimos são feitos em seres humanos.Fonte: Estado de Minas
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