sexta-feira, 4 de abril de 2008

Sistema de vigilância pós-comercialização em consulta

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) colocou em Consulta Pública (PDF) uma proposta de resolução que institui o Vigipós, um sistema que será utilizado na vigilância pós-comercialização e pós-registro de medicamentos, produtos para saúde, hemocomponentes, cosméticos, saneantes, agrotóxicos e alimentos.
Os interessados podem apresentar críticas e sugestões à proposta até o dia 14 de maio. De acordo com a adjunta de diretor da Anvisa, Beatriz Mac Dowell Soares, o Vigipós irá auxiliar a Agência e as vigilâncias sanitárias de estados e municípios no monitoramento, análise e investigações de eventos adversos e queixas técnicas relacionados com os produtos sob vigilância sanitária. “O objetivo do Vigipós é estruturar o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS) para melhor executar as ações de vigilância sanitária a partir das notificações”, explica.
Essas notificações, segundo o texto inicial, serão recebidas e gerenciadas pelo Sistema de Notificações em Vigilância Sanitária (Notivisa). Esta ferramenta, que já está em funcionamento, é um instrumento disponível em plataforma web para receber dados sobre problemas com os produtos sob vigilância sanitária. “As informações recebidas auxiliam no aperfeiçoamento do conhecimento dos efeitos dos produtos e ajudam na regulação do que é comercializado no país”, conclui Mac Dowell.
As contribuições devem ser encaminhadas, por escrito, para o endereço: Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Gabinete DICMP, SEPN 515, Bloco “B” Ed. Ômega 3º andar sala 03, Asa Norte, Brasília, DF, CEP 70.770.502; para o Fax: (061)3448-1137 ou pelo e-mail: dicmp@anvisa.gov.br.
Informações: Ascom/Assessoria de Imprensa da Anvisa

Nenhum comentário:

Arquivo do blog