quarta-feira, 9 de julho de 2008

América Latina chama atenção do mercado de cosméticos

O estudo do Euromonitor mostrou que o mercado de produtos de beleza na América Latina cresceu 15% no ano passado e prevê crescimentos de 30%, de forma constante, nos próximos 5 anos.Entretanto, o estudo alerta aos neófitos as diferenças econômicas e culturais que refletem em hábitos e atitudes de consumo nos diversos países da América Latina.O estudo exemplifica que na Bolívia 50% das vendas de varejo são realizadas em feiras livres, enquanto que no Chile que tem um estilo mais europeu, esse índice não chega a 1%.Gostos e preferências igualmente variam significativamente entre países. As vendas da fragrância representam 27% do mercado guatemalteco e somente 11% no Chile.Há igualmente diferenças significativas nas diversas regiões dos próprios países devido às desigualdades econômicas e culturais. Além das diversidades raciais.O estudo cita o Brasil como a jóia da coroa nos cosméticos latino-americanos, como maior contribuinte individual do crescimento mundial em 2007, de acordo outro estudo publicado recentemente pelo próprio Euromonitor. “Nossos novos dados mostram que o Brasil está se tornando o principal player da indústria que tem estimativa de elevar em US$ 9,5 bilhões às vendas mundiais nos próximos 5 anos, suplantando a China como o contribuinte número um do crescimento no futuro” disse o porta-voz do Euromonitor, Alexander Kirillov.Os cosméticos tiveram um impulso muito grande no Brasil, nos últimos anos, a partir de quando o país se transformou numa fonte abundante para fabricantes de cosméticos e fornecedores que procuram matérias-primas interessantes na biodiversidade amazônica, conclui o estudo. (Fonte: Cosmetica Online)

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