No segundo semestre do ano passado, algumas aquisições movimentaram o comércio varejista de medicamentos de Goiás, com maior reflexo em Goiânia. A Drogasil, a quarta maior rede de drogarias do País, comprou os pontos comerciais da Drogalins. Por sua vez, a Santa Marta, adquiriu as lojas da rede Drogana e, em seguida, os pontos comerciais da rede Santa Mônica.
O mercado goiano também passou a contar, desde 2006, com três lojas da Pague Menos, empresa pertencente a um grupo cearense com atuação em 23 Estados, que planeja abrir brevemente novos pontos-de-vendas em Goiás. A Rede 2000, embora tenha reduzido o número de unidades, ainda conta com 74 unidades na capital e no interior.
Há ainda especulações de que outras grandes redes varejistas do setor farmacêutico teriam interesse de se instalar em Goiás, como a Drogaria São Paulo, a Droga Raia e Drogaria Onofre, empresas com forte atuação no eixo Rio- São Paulo. O avanço das grandes redes, com destaque para a atuação agressiva da rede Santa Marta, tem provocado o acirramento da concorrência, o que é bom para o consumidor, que acaba se beneficiando das promoções e descontos, e, portanto, de preços menores. Mas a tendência do mercado farmacêutico goiano ficar concentrado nas mãos das grandes redes, responsáveis por acirrar a concorrência, pode colocar em risco a sobrevivência dos estabelecimentos de médio, pequeno e micro portes. Fonte: O Popular
terça-feira, 22 de julho de 2008
Setor farmacêutico alerta para risco da sobrevivência das pequenas e médias drogaria
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