quarta-feira, 2 de julho de 2008

ECONOFARMA 2008 reúne 7.800 farmácias em São Paulo

Nos dias 27 e 28 de Junho, o maior centro de eventos da América Latina sediou um dos mais tradicionais eventos do mercado farmacêutico brasileiro: o Econofarma. Em sua segunda edição no Anhembi, o encontro reuniu gerentes, farmacistas e executivos dos principais players do setor.
Aberto a proprietários de farmácias de todo o país, o Econofarma: Estratégias do Mercado Farmacêutico registrou altos índices de visitação e gerou negócios que superaram as expectativas, principalmente, dos expositores.
De acordo com o diretor comercial da PH Farma, Paulo Heitor Lopes Bruno, o êxito deve-se à participação das lojas independentes, franqueadas, associativas e até mesmo das grandes redes do setor. “Vale ressaltar a presença dos quase mil representantes do Associativismo”, destacou o executivo ao falar da sólida parceria que mantém com a Febrafar (Federação Brasileira das Redes Associativistas de Farmácias) há anos.
Segundo o gestor da Rede Cityfarma (Rio de Janeiro/RJ), Jorge Cunha, o encontro possibilitou às mais de 150 lojas afiliadas estabelecer parcerias duradouras com os fornecedores. “Como acreditamos no relacionamento como um gerador de bons negócios, aproveitamos o Econofarma para fortalecer os vínculos comerciais com os mais variados expositores”, explicou.
Ao comentar a diversidade das empresas participantes, o presidente da Febrafar, Edison Tamascia, justificou que a grande maioria tem investido maciçamente no varejo farma porque sabem as oportunidades que o canal pode oferecer, tanto em variedade de produtos para o cliente como em prestação de serviços à população.
Os profissionais do varejo conheceram o que há de mais moderno em móveis para farmácias (gôndolas, módulos para medicamentos, balcões, totens, porta-panfletos, etc), em layoutização de loja (farmácia-modelo) e levaram para as lojas novidades em produtos e serviços, incrementando o mix de suas drogarias, oferecendo ao cliente desde medicamentos tradicionais (de marca), genéricos e fitoterápicos, produtos estéticos (unhas naturais, cílios postiços, etc), colírios e lentes de contato, aferidores de pressão e de glicemia, estetoscópios, termômetros e balanças digitais, inaladores a jato, umidificadores ultrasônicos e aplicadores de queratina, dermocosméticos (géis esfoliantes, tônicos e protetores faciais, hidratantes e loções corporais, etc) e até produtos ortopédicos e esportivos (ataduras, joelheiras, faixas abdominais, corretores posturais, colares cervicais, entre outros).
Segundo a gerente operacional da PH Farma, Valéria Cristina de Andrade, os cerca de 4.500 visitantes - que representam em torno de 7.800 lojas - puderam estabelecer parcerias e fechar bons negócios com os 49 expositores de diversos segmentos (artigo de higiene pessoal, cosméticos, produtos ortopédicos, equipamentos médicos e de automação, publicações especializadas, etc). Em volume de negócios, a executiva confirma que o Econofarma 2008 movimentou mais de R$ 14 milhões, um aumento de 20% em relação ao ano anterior.
Para o gerente nacional de vendas do Laboratório Catarinense, Rivael Hermel dos Santos, o Econofarma 2008 se consolidou como o principal encontro de negócios do setor. “Sem dúvida, foi a melhor feira que participamos, pois, além de relacionamento, concretizamos ótimos negócios - e com clientes do Brasil inteiro”, comemorou. O executivo preferiu não revelar valores, mas garantiu que as vendas superaram 50% ao montante obtido na edição anterior.
A empresária Rose Kock, proprietária de três farmácias pertencentes à Rede Hiperfarma (Curitiba/PR), revelou que suas compras superaram 2 mil unidades, entre medicamentos e produtos cosméticos. Para ela, o Econofarma apresentou uma evolução significativa nos últimos anos e vem se destacando de outros eventos do setor, especialmente por contemplar as grandes indústrias do mercado.
Além de negócios e relacionamento, o encontro também ofereceu aos participantes duas palestras motivacionais. A primeira, proferida pelo consultor em vendas Eduardo Rodrigues, abordou o tema “Rumo ao Sucesso em Equipe”.
Já o renomado professor Gretz (na foto abaixo) reuniu, na platéia, em torno de 500 espectadores quando discorreu sobre “A Força do Entusiasmo”.
No sábado, os autores Edison Tamascia e Regina Blessa participaram de uma tarde de autógrafos no stand do GUIA DA FARMÁCIA. Ambos lançaram os livros “Trade Marketing: Conceitos e aplicação de H&B, Cosmética e Farma” e “Merchandising Farma: a Farmácia do Futuro”, respectivamente.
Ao final do evento, os fornecedores promoveram sorteio de prêmios aos empresários. O Econofarma 2008 foi realizado no Palácio de Convenções do Parque Anhembi, à Olavo Fontoura, 1209 - Parque Anhembi - Santana - São Paulo.
EXPOSITORES PARCEIROS
Abalo Cosméticos, Accumed, Alcon, Baush&Lomb, Bayer Schering, Blowtex, EMS, Farma&cia, Farmoquímica, Fingr’s, Geratherm, Ideal, Johnson & Johnson, Laboratório Catarinense, Marcelo Beauty, Metalfarma, Neo Química, NS Inaladores, Olla, Pfizer, Soniclear, Teuto, Tiaraju, União Química, Vult, Zanphy, Yáfit, Pólo Cosmético de Diadema, Amend, IBA, Mariah, Orgânica, Toirê, Niely, Phisália, ABCFarma, Abradilan, Guia da Farmácia, Glicomed, Sanofi-Aventis, Valda, Biodolce, Bematech, Distribuidoras Andorinha, Athos Farma, Elite, Navarro, Santa Cruz e Servimed. (Fonte: Emerson Escobar)

Nenhum comentário:

Arquivo do blog