quinta-feira, 17 de julho de 2008

Problema de produção faz faltar moeda no comércio

Estão faltando moedas no país. E a explicação vem do Banco Central. A Casa da Moeda teve um problema na linha de produção. Por isso só no Distrito Federal, no primeiro semestre do ano, deixaram de circular 8 milhões de moedas. A previsão é que tudo volte ao normal ao longo do segundo semestre.
O barulhinho de moeda nos caixas virou raridade em algumas cidades. Raul Carlos da Cunha Neto, proprietário de uma casa lotérica de Brasília, só conseguiu moedas à base de muita conversa: “A gente tem feito isso quase como rotina: pedindo a parentes e vizinhos que tragam os cofrinhos recheados dos filhos para que a gente possa suprir a necessidade de troco”.
Raul diz que a situação nas lotéricas ficou ainda pior depois que a aposta da Mega Sena passou para R$ 1,75. Para piorar, os bancos quase não têm trocado cédulas por moedas.
Outra lotérica de Brasília apelou, literalmente: deixou um aviso na porta pedindo aos clientes para facilitarem o troco. Donos de restaurantes também encontraram colaboradores inusitados. “Eu apelei para os flanelinhas. Todos os comerciantes estão pedindo moedas para eles”, diz Fádia Lang, dona de um restaurante.
Em Fortaleza, os feirantes também reclamam. As moedas de R$ 1 praticamente desapareceram. “Fica inviável de você passar o troco!", reclama um comerciante. (Revista PEGN)

Nenhum comentário:

Arquivo do blog