sexta-feira, 9 de maio de 2008

Agência suspende pulseira de citronela sem registro

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu, nesta quinta-feira (8), a fabricação, distribuição, comércio e uso, em todo país, da Pulseira de Citronela fabricada pela empresa Indústria Comércio Importação e Exportação de Novidades Harmonia (RE 1351).
O produto não possui registro. Como a empresa, localizada em Carapicuíba, também não tem autorização para funcionar, a suspensão estende-se a todos os produtos saneantes produzidos por ela.
A Agência também interditou, por 90 dias, o lote AL075 do medicamento Tensioval (Metildopa), 500mg, comprimidos, fabricado pela empresa Sanval Comércio e Indústria (RE 1350), de São Paulo (SP). Amostras analisadas pela Fundação Ezequiel Dias apresentaram resultados insatisfatórios nos ensaios de Dissolução de Metildopa e Análise de Rotulagem.
Já o lote 0703134 do analgésico Dipirona Sódica, da Indústria Farmacêutica Rioquímica (RE 1352), apresentou resultado insatisfatório no ensaio de Determinação de Teor de Dipirona. O lote também está interditado por 90 dias.
Serviço
Denúncias sobre medicamentos, cosméticos e produtos para saúde sem registro sanitário podem ser feitas à Anvisa pelo endereço eletrônico ouvidoria@anvisa.gov.br.A consulta ao registro de produtos pode ser feita no site da própria Anvisa, de acordo com a área do produto consultado. O registro é a garantia de que o produto foi avaliado, com bases científicas, e atende às normas da vigilância sanitária. A liberação da Anvisa ocorre somente quando todas as exigências são cumpridas.A interdição de produtos é uma medida válida por 90 dias após a divulgação no Diário Oficial, período em que é realizada a contraprova do laudo de análise fiscal emitido por órgão-parte do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS). Durante esse prazo, os lotes interditados não podem ser comercializados nem consumidos. O número do lote é impresso na embalagem.
Informações: Ascom/Assessoria de Imprensa da Anvisa

Nenhum comentário:

Arquivo do blog