Enquanto a participação dos genéricos no mercado nordestino subiu de 7% para 12% no ano passado (segundo dados da IMS Health, citados pela varejista), o Wal-Mart, registrou um incremento de 7% para 14% em suas farmácias.O Nordeste concentra a maior parte das farmácias da varejista. Das 136, 109 estão na região, 18 no Sudeste apenas oito no Sul. "Quando compramos o Bompreço, eles já tinham uma base grande farmácias", explica a concentração o vice-presidente da área de farmácias, Carlos Fernandes.As farmácias da rede estão distribuídas nas bandeiras Bompreço, Wal-Mart Supercenter, Todo Dia, Big, Nacional e Maxxi. Este ano, a empresa planeja a abertura de 40 farmácias. "Elas já fazem parte do nosso negócio e todas as novas lojas abertas terão farmácias", diz o executivo.O projeto de genéricos foi trazido ao Brasil pela varejista em junho do ano passado, baseado em experiências parecidas da rede no México e nos Estados Unidos.Iniciou com 300 medicamentos e hoje conta com uma lista de 500 com preço máximo de R$ 9,90. Agora, o Wal-Mart está ampliando o programa com adição de um desconto de 50% na terceira caixa de qualquer genérico de uso contínuo que faça parte da lista. "Não estamos estimulando o uso, mas facilitando o acesso", diz Fernandes.Dos 7,5 mil itens vendidos nas farmácias do Wal-Mart, entre 10% e 12% são genéricos. Mas a empresa não revela quanto de seu negócio de farmácias contribui com o faturamento da empresa.
Fonte: Gazeta Mercantil
quarta-feira, 18 de junho de 2008
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